Pular para o conteúdo principal

Olhos fixos em Jesus, sem perder a esperança



A liturgia deste XX Domingo Comum nos chama a atenção para as exigências que um testemunho fiel nos pode apresentar: perseguição, incompreensão e divisão. Mas ela não nos desanima; ao contrário, nos convida à esperança, na certeza da proteção de Deus para com o seu povo amado.

Na primeira leitura, o profeta Jeremias colhe o fruto amargo do seu ministério profético: é perseguido pelo rei e castigado, correndo perigo de morte. Jeremias, literalmente, vai ao “fundo do poço”, mas não deixa abalar sua confiança. E Deus livra o profeta da morte. Se nos recordarmos do início do seu livro, quando Deus convoca Jeremias para a missão, já lhe apresenta essa realidade: “Eu ponho minhas palavras na tua boca. Vê: hoje eu te coloco contra nações e reinos, para arrancar e derrubar, devastar e destruir, para construir e para plantar” (Jr 1,9s). 

O Senhor não engana, não promete uma vida fácil, mas também não retira sua bênção nem sua proteção, seja qual for o perigo. Já canta o salmo essa confiança: “Eu sou pobre, infeliz, desvalido, porém guarda o Senhor minha vida, e por mim se desdobra em carinho” (Sl 39,18). A missão se realiza na dupla certeza da dureza do caminho e da mão misericordiosa de Deus a guiar e proteger a quem o teme e nele confia. 

Jesus, no evangelho, adverte os discípulos sobre o que pode esperá-los no caminho da missão. Contrariedade e divisão são sinais do efeito curativo da Boa-Nova: é preciso que a Palavra faça arder os corações (cf. Lc 24,32) para provocar uma profunda transformação que resulte em verdadeira conversão. Esse é o caminho do Mestre; será também o dos discípulos. Jesus, assim, vai revelando progressivamente à comunidade o seu destino e a sua identidade. Essa palavra de Jesus não é para desanimar os discípulos, mas para estimular a sua coragem diante das controvérsias e perseguições futuras. Assim também para nós hoje.

A Carta aos Hebreus ilustra bem essa realidade que Jeremias e Lucas nos apresentam: é preciso perseverança no combate, firmeza diante dos medos e perigos, coragem para não desanimar. Diante do mal, não estamos sozinhos: a Igreja é comunhão de fé, é “comunhão dos santos” – entre os que estão aqui neste mundo e os que já passaram além! Todos somos testemunhas da misericórdia do Senhor que ilumina e transforma a vida pelo amor. Com os “olhos fixos em Jesus” (cf. Hb 12,2), a “Testemunha Fiel” (cf. Ap 3,14), alcançamos a fortaleza diante das dificuldades e contrariedades que se podem abater sobre nossa vida. 

No mundo conturbado em que vivemos se reafirma a necessidade do testemunho fiel das nossas famílias. Ensina o Concílio Vaticano II: “os próprios esposos, feitos à imagem de Deus e estabelecidos numa dignidade verdadeiramente pessoal, estejam unidos em comunhão de afeto e pensamento e com mútua santidade de modo que, seguindo a Cristo, princípio de vida, se tornem, pela fidelidade do seu amor, através das alegrias e sacrifícios da sua vocação, testemunhas daquele mistério de amor que Deus revelou ao mundo com a sua morte e ressurreição” (Constituição Gaudium et Spes, n. 52). Pais e mães são, assim, convocados pelo próprio Senhor a educar as crianças na “esperança que não decepciona” (Rm 5,5), que ilumina e enche o mundo de alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lavar os pés. De quem? Para quê?

  Pensando na liturgia da Quinta-feira Santa, que já está bem próxima, é impossível não vir à mente a imagem de Jesus lavando os pés dos seus discípulos. Cena forte, impactante, envolvente. Tanto é que muita gente chama a celebração desse dia solene simplesmente de “missa do lava-pés”. Quem nunca se imaginou tendo os pés lavados pelo padre nesse dia? Muita gente chora quando é convidado ou até mesmo pego de improviso para esse gesto. Você também? Porém, o que existe de mais nesse gesto? Lavar os pés era a tarefa dos escravos. Era um sinal de submissão à autoridade de outrem. Jesus que se abaixa e lava os pés dos Doze sinaliza sacramentalmente sua vocação de servo da humanidade, em obediência à vontade do Pai e coerência à sua própria palavra: “Quem quiser ser o maior, se faça o servo de todos” (cf. Mc 10,44). Oferecer água para lavar os pés era significativo gesto de acolhida israelita. No calor escaldante do deserto, ao ser recepcionado a uma casa para uma refeição, especialmen

Micropoema de Semana Santa

  Era noite No coração de Judas Feliz de quem não se encontra sozinho na hora mais sombria Nem sempre há um anjo do céu para nos confortar   --- (Referências a Jo 13,30 e Lc 22,43)

Entre crises e angústias – Amoris Laetitia IX

Continuamos no capítulo VI da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que trata de lançar luzes sobre algumas perspectivas pastorais no complexo universo da família neste início de milênio. Antes de tudo, é preciso ter a consciência de que o amor é chamado a amadurecer com a experiência da vida. Nesse processo, não existe imunidade a crises, angústias e sofrimentos. É entre dores e obstáculos que a alegria do amor se revela, especialmente quando se trata da vida conjugal e familiar. Na verdade, “cada crise esconde uma boa notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do coração” (AL 232). Crises são oportunidades de reaprender o valor do perdão e do sonho. “Cada crise é como um novo ‘sim’ que torna possível o amor amadurecer reforçado, transfigurado, amadurecido, iluminado” (AL 238). É preciso, para tanto, uma atitude de abertura constante e acolhida solidária, para discernir caminhos de libertação e cura de feridas graves e imaturidades. Uma das mais