Pular para o conteúdo principal

“Bem-aventurada aquela que acreditou!”




Neste domingo a Igreja celebra a solenidade da Assunção da Virgem Maria. É uma das festividades marianas mais antigas e populares, tanto no Oriente quanto no Ocidente cristão. Na glória de Maria a Igreja vê um claro reflexo da glória do Senhor e antevê a sua própria glorificação, pelo poder salvador de Cristo Jesus.

Apoiado no testemunho da Tradição e do Magistério eclesial, o Papa Pio XII, em 01/11/1950, publicou a Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, proclamando solenemente o dogma da Assunção de Nossa Senhora. Pio XII associa-o, sobretudo ao dogma da Imaculada Conceição, definido por Pio IX em 1854: “De fato, esses dois dogmas estão estreitamente conexos entre si. Cristo com a própria morte venceu a morte e o pecado, e todo aquele que pelo batismo de novo é gerado, sobrenaturalmente, pela graça, vence também o pecado e a morte. Porém Deus, por lei ordinária, só concederá aos justos o pleno efeito desta vitória sobre a morte quando chegar o fim dos tempos... Mas Deus quis excetuar dessa lei geral a bem-aventurada virgem Maria. Por um privilégio inteiramente singular ela venceu o pecado com a sua concepção imaculada; e por esse motivo não foi sujeita à lei de permanecer na corrupção do sepulcro, nem teve de esperar a redenção do corpo até o fim dos tempos” (MD 4-5). Não existem, claro, testemunhos bíblicos que comprovem a Assunção de Maria, mas a liturgia dessa festa nos permite contemplar com clareza o fundamento dessa verdade. 

O capítulo 15 da primeira carta aos Coríntios, de onde é retirado o trecho da segunda leitura, é uma espécie de “teologia da ressurreição”: é esse mistério divino que fundamenta a fé cristã. Cristo é o primeiro a ressuscitar, “primícias” de uma multidão que será salva pela fé em seu poder redentor. Entre os que “pertencem a Cristo”, sem dúvida, está sua mãe, “bendita entre as mulheres” e “bem-aventurada” por sua fé, como explicita o evangelho. 

Maria crê no Deus que age na história do seu povo, inverte a lógica dos poderes deste mundo e apresenta uma outra via de felicidade que só se compreende e alcança pela fé – é o que Maria canta no célebre Magnificat. “Lembrando-se de sua misericórdia”, Deus olha os pequenos e pobres e lhes dá uma nova e inaudita dignidade: de tornarem-se filhos de Deus no Filho Eterno, participantes da esperança e da glória do próprio Deus. Crer isso é um grande desafio. Exige coragem e sacrifício diante das provações e perseguições. A imagem do dragão no Apocalipse representa todos os poderes contrários ao Evangelho, que buscam destruir a mensagem de salvação de Jesus, bem como seus mensageiros.

A “mulher vestida de sol” é imagem da Igreja nascente: seu brilho é reflexo da luz de Cristo, sua boa-nova de salvação, que rompe com o poder do mal, da morte e do pecado. Ela é perseguida porque não se conforma aos “podres poderes” do mundo, que prefere viver sem Deus. Nessa imagem os cristãos também veem Maria: ela, a Mãe do Salvador, Mãe de Deus, Auxílio dos cristãos; nela, a Imaculada, resplandece com toda a força a beleza da graça salvadora de Deus, que vence o pecado e gera a vida. Maria traz Jesus ao mundo “na carne”; a Igreja traz Jesus ao mundo pelo anúncio da Palavra e pela celebração dos sacramentos. Assim, o Redentor continua abraçando toda e cada criatura e conduzindo-nos todos para a Salvação, o Reino definitivo.

O Concílio Vaticano II dedica todo o último capítulo da Constituição Lumen Gentium, sobre a natureza da Igreja, a Maria. A Igreja reconhece o papel ímpar de Maria na vida de Jesus e da Igreja, apresentando-a como “Advogada, Auxiliadora, Amparo e Medianeira” (LG 62), intimamente unida à Igreja e à obra de salvação de seu Senhor; por isso ensina que “a verdadeira devoção não consiste em sentimentalismo estéril e passageiro, ou em vã credulidade, mas procede da fé verdadeira que nos leva a reconhecer a excelência da Mãe de Deus e nos incita ao amor filial para com a nossa Mãe, e à imitação das suas virtudes” (LG 67). E como os primeiros cristãos, a Igreja dos nossos tempos vê em Maria o sinal de sua própria realização em plenitude: “Do mesmo modo que a Mãe de Jesus, já glorificada no céu em corpo e alma, é imagem e primícias da Igreja, que há de atingir a sua perfeição no século futuro, assim também já agora na terra, enquanto não chega o dia do Senhor, ela brilha, como sinal de esperança segura e de consolação, aos olhos do povo de Deus peregrinante” (LG 68).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lavar os pés. De quem? Para quê?

  Pensando na liturgia da Quinta-feira Santa, que já está bem próxima, é impossível não vir à mente a imagem de Jesus lavando os pés dos seus discípulos. Cena forte, impactante, envolvente. Tanto é que muita gente chama a celebração desse dia solene simplesmente de “missa do lava-pés”. Quem nunca se imaginou tendo os pés lavados pelo padre nesse dia? Muita gente chora quando é convidado ou até mesmo pego de improviso para esse gesto. Você também? Porém, o que existe de mais nesse gesto? Lavar os pés era a tarefa dos escravos. Era um sinal de submissão à autoridade de outrem. Jesus que se abaixa e lava os pés dos Doze sinaliza sacramentalmente sua vocação de servo da humanidade, em obediência à vontade do Pai e coerência à sua própria palavra: “Quem quiser ser o maior, se faça o servo de todos” (cf. Mc 10,44). Oferecer água para lavar os pés era significativo gesto de acolhida israelita. No calor escaldante do deserto, ao ser recepcionado a uma casa para uma refeição, especialmen

Micropoema de Semana Santa

  Era noite No coração de Judas Feliz de quem não se encontra sozinho na hora mais sombria Nem sempre há um anjo do céu para nos confortar   --- (Referências a Jo 13,30 e Lc 22,43)

Entre crises e angústias – Amoris Laetitia IX

Continuamos no capítulo VI da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que trata de lançar luzes sobre algumas perspectivas pastorais no complexo universo da família neste início de milênio. Antes de tudo, é preciso ter a consciência de que o amor é chamado a amadurecer com a experiência da vida. Nesse processo, não existe imunidade a crises, angústias e sofrimentos. É entre dores e obstáculos que a alegria do amor se revela, especialmente quando se trata da vida conjugal e familiar. Na verdade, “cada crise esconde uma boa notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do coração” (AL 232). Crises são oportunidades de reaprender o valor do perdão e do sonho. “Cada crise é como um novo ‘sim’ que torna possível o amor amadurecer reforçado, transfigurado, amadurecido, iluminado” (AL 238). É preciso, para tanto, uma atitude de abertura constante e acolhida solidária, para discernir caminhos de libertação e cura de feridas graves e imaturidades. Uma das mais