Pular para o conteúdo principal

Liturgia: Festa da Vida!





Alguns pensamentos sobre a liturgia deste 5º Domingo da Quaresma: Ez 37,12-14; Sl129 (130); Rm 8,8-11; Jo 11,1-45

A liturgia dos domingos da quaresma deste ano A apresentam um claro acento batismal. E as leituras de hoje completam esse ciclo de modo solene e muito profundo. A morte é a grande imagem da liturgia de hoje. Para muitos de nós, a morte causa medo, angústia, tristeza... mas o que se quer ressaltar nas leituras de hoje não é a morte por si mesma, mas a vida que nasce a partir das diversas experiências de morte que possamos ter.

O profeta Ezequiel, na primeira leitura, anima o povo que sofre no exílio na Babilônia. Para Israel, o exílio é verdadeira experiência de morte: longe de sua terra, do templo, sem rei ou sacerdote, no meio de povos pagãos... a fé corre grave risco! O exílio, comparado a uma “sepultura”, porém, não é a última palavra: Deus levará o povo de volta, e a esperança do retorno à terra, “ressurreição”, reanima a fé do Povo de Deus.

É esse o canto de esperança que brota das profundezas, que o salmista entoa. Israel não desanima, pois o Senhor é graça e salvação, e não abandona seu povo. A tristeza e angústia de quem tem fé se transformam em espera vigilante pela ação do Deus libertador.

Pelo batismo o Espírito de Deus é quem conduz a nossa vida. São Paulo, na segunda leitura, nos vem recordar esse mistério. Nossa vida, em Cristo, encontra um sentido maior e mais profundo; nossas ações devem promover um novo mundo de solidariedade e fraternidade. A fé que habita em nossos corações, pela graça do Espírito Santo, que recebemos no sacramento do batismo, nos leva a superar os medos e vícios (a “carne”), e nos abre para relações mais sinceras, para a edificação da comunidade segundo o mandamento de Jesus: o amor.

Na iminência da Páscoa do Senhor, o episódio da ressurreição de Lázaro, apresentado por João no evangelho, é ao mesmo tempo dramático e revelador de uma profunda esperança: mostra Jesus que chora e se compadece da dor humana, e, por isso, vem em auxílio da nossa fraqueza e nos consola com a sua presença misericordiosa; os discípulos aparecem meio contrariados e amedrontados, com a morte de Lázaro, amigo de Jesus, mas também com a morte do próprio Mestre, que se aproxima; a profissão de fé de Marta revela o projeto de Deus para todos os homens e mulheres deste mundo – Jesus é a ressurreição e a vida, o Filho de Deus que nos abre as portas do coração misericordioso do Pai e se faz guia e luz no caminho para Ele.

É preciso, porém, deixar que muita coisa morra em nós para alcançarmos a plenitude de Deus: medos, insegurança, apegos, mágoas, egoísmo... A comunidade dos discípulos de Jesus é itinerante, missionária, preocupada com a urgência do Reino de Deus: deve ir ao encontro dos que sofrem e mesmo morrem sem esperança. A Igreja, como sempre recorda o Papa Francisco, deve ser sinal de esperança e vida para o nosso mundo atribulado, marcado pela cultura do descartável e da morte. Que nesta quaresma, nosso coração se torne mais dócil à Palavra de Deus e se abra ao cuidado da vida, em todas as suas dimensões, a exemplo de Jesus, nosso Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lavar os pés. De quem? Para quê?

  Pensando na liturgia da Quinta-feira Santa, que já está bem próxima, é impossível não vir à mente a imagem de Jesus lavando os pés dos seus discípulos. Cena forte, impactante, envolvente. Tanto é que muita gente chama a celebração desse dia solene simplesmente de “missa do lava-pés”. Quem nunca se imaginou tendo os pés lavados pelo padre nesse dia? Muita gente chora quando é convidado ou até mesmo pego de improviso para esse gesto. Você também? Porém, o que existe de mais nesse gesto? Lavar os pés era a tarefa dos escravos. Era um sinal de submissão à autoridade de outrem. Jesus que se abaixa e lava os pés dos Doze sinaliza sacramentalmente sua vocação de servo da humanidade, em obediência à vontade do Pai e coerência à sua própria palavra: “Quem quiser ser o maior, se faça o servo de todos” (cf. Mc 10,44). Oferecer água para lavar os pés era significativo gesto de acolhida israelita. No calor escaldante do deserto, ao ser recepcionado a uma casa para uma refeição, especialmen

Micropoema de Semana Santa

  Era noite No coração de Judas Feliz de quem não se encontra sozinho na hora mais sombria Nem sempre há um anjo do céu para nos confortar   --- (Referências a Jo 13,30 e Lc 22,43)

Entre crises e angústias – Amoris Laetitia IX

Continuamos no capítulo VI da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que trata de lançar luzes sobre algumas perspectivas pastorais no complexo universo da família neste início de milênio. Antes de tudo, é preciso ter a consciência de que o amor é chamado a amadurecer com a experiência da vida. Nesse processo, não existe imunidade a crises, angústias e sofrimentos. É entre dores e obstáculos que a alegria do amor se revela, especialmente quando se trata da vida conjugal e familiar. Na verdade, “cada crise esconde uma boa notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do coração” (AL 232). Crises são oportunidades de reaprender o valor do perdão e do sonho. “Cada crise é como um novo ‘sim’ que torna possível o amor amadurecer reforçado, transfigurado, amadurecido, iluminado” (AL 238). É preciso, para tanto, uma atitude de abertura constante e acolhida solidária, para discernir caminhos de libertação e cura de feridas graves e imaturidades. Uma das mais