Pular para o conteúdo principal

A celebração de Finados e o mistério da morte cristã



Uma breve reflexão, segundo a sugestão do elenco de leituras do folheto Celebrando a Vida para esta comemoração (Sb 3,1-9; Sl 41; Ap 21,1-5a.6b-7; Lc 23,44-46.50.52-53.24,1-6a).

A liturgia de hoje evoca em nós os mais diversos sentimentos. Falar da morte, lembrar dos mortos, provoca nossa consciência a meditar sobre o verdadeiro sentido da vida e nos convida a um sério exame de consciência sobre a qualidade de nossas ações neste mundo. A dor e a tristeza sempre aparecem, com pesar. Mas ninguém pode se deixar levar pelo desespero ou pela falta de esperança! Nossa fé nos convida a um novo olhar sobre a morte, à luz do Cristo morto e ressuscitado.

No livro da Sabedoria encontramos já essa certeza: a vida dos justos está nas mãos de Deus. Toda a experiência terrena, vivida na fé, encontra um significado mais profundo quando colocada nas mãos de Deus. Todo sofrimento alcança um sentido redentor tendo clara a esperança da imortalidade, confiando na graça e na misericórdia que Deus concede aos que o amam. O livro do Apocalipse reforça essa compreensão e a amplia: em Deus tudo é novo! A vida humana é recriada pela presença divina no meio do seu povo. Essa aliança de amor comporta uma alegria eterna, porque Deus é capaz de preencher o coração humano em plenitude.

No mistério pascal de Jesus tal esperança se realiza. Ele, que tudo coloca nas mãos do Pai, ressurge da morte para apresentar a seus discípulos a novidade da vida em Deus. A ressurreição de Jesus é a garantia de que a palavra final para a realidade em que vivemos pertence unicamente a Deus. A madrugada da ressurreição não é sombria, mas luminosa; o medo cede lugar à alegria; a promessa se cumpre e assume o caráter de vitória definitiva. 

Por isso, não é preciso temer a morte. A Palavra de Deus nos consola e anima na certeza da vida eterna. Deus espera que vivamos já aqui a vida nova da ressurreição. A graça divina que recebemos no batismo é a força para caminharmos segundo a vontade de Deus. Deixemos nos conduzir por Ele, com confiança, na esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lavar os pés. De quem? Para quê?

  Pensando na liturgia da Quinta-feira Santa, que já está bem próxima, é impossível não vir à mente a imagem de Jesus lavando os pés dos seus discípulos. Cena forte, impactante, envolvente. Tanto é que muita gente chama a celebração desse dia solene simplesmente de “missa do lava-pés”. Quem nunca se imaginou tendo os pés lavados pelo padre nesse dia? Muita gente chora quando é convidado ou até mesmo pego de improviso para esse gesto. Você também? Porém, o que existe de mais nesse gesto? Lavar os pés era a tarefa dos escravos. Era um sinal de submissão à autoridade de outrem. Jesus que se abaixa e lava os pés dos Doze sinaliza sacramentalmente sua vocação de servo da humanidade, em obediência à vontade do Pai e coerência à sua própria palavra: “Quem quiser ser o maior, se faça o servo de todos” (cf. Mc 10,44). Oferecer água para lavar os pés era significativo gesto de acolhida israelita. No calor escaldante do deserto, ao ser recepcionado a uma casa para uma refeição, especialmen

Micropoema de Semana Santa

  Era noite No coração de Judas Feliz de quem não se encontra sozinho na hora mais sombria Nem sempre há um anjo do céu para nos confortar   --- (Referências a Jo 13,30 e Lc 22,43)

Entre crises e angústias – Amoris Laetitia IX

Continuamos no capítulo VI da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que trata de lançar luzes sobre algumas perspectivas pastorais no complexo universo da família neste início de milênio. Antes de tudo, é preciso ter a consciência de que o amor é chamado a amadurecer com a experiência da vida. Nesse processo, não existe imunidade a crises, angústias e sofrimentos. É entre dores e obstáculos que a alegria do amor se revela, especialmente quando se trata da vida conjugal e familiar. Na verdade, “cada crise esconde uma boa notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do coração” (AL 232). Crises são oportunidades de reaprender o valor do perdão e do sonho. “Cada crise é como um novo ‘sim’ que torna possível o amor amadurecer reforçado, transfigurado, amadurecido, iluminado” (AL 238). É preciso, para tanto, uma atitude de abertura constante e acolhida solidária, para discernir caminhos de libertação e cura de feridas graves e imaturidades. Uma das mais