Recuperar o projeto de Jesus

 


Cada um está vivendo a pandemia como pode. Para alguns, a rotina praticamente não mudou; para outros, surgiram novos projetos e necessidades; para mim, está sendo um tempo de trabalho menos acelerado, e estou aproveitando para cuidar da minha saúde física e mental. Bons resultados estão aparecendo aos poucos. Gratidão.

Compartilho hoje com você que acompanha o nosso Pluriverso Teológico, uma das minhas leituras destes últimos meses, que foi sugerida num encontro do clero de nossa diocese no final do ano passado. É uma obra que eu já tinha no meu acervo (comprado até meio por acaso), mas que eu não tinha ainda arriscado a ler. Mania de bibliófilo.

Em nove breves artigos quero te apresentar a obra “Recuperar o projeto de Jesus”, do padre e professor espanhol José Antônio Pagola. Uma obra muito interessante, que propõe horizontes para um caminho de renovação das comunidades e paróquias. O momento de pandemia em que nos encontramos – e os sonhos que temos para quando ela acabar – tornam esse pequeno livro uma leitura instigante e necessária, pois vai ao encontro de muitos apelos existenciais e eclesiológicos.

Ancorado fortemente no Magistério do Papa Francisco, Pagola propõe reflexões para a “nova etapa evangelizadora” contemporânea, onde todos os cristãos e cristãs são convocados a assumir a sua responsabilidade e “reagir”, saindo do comodismo e da sua inércia para “um nível de vida cristã mais inspirada e motivada por Jesus, e mais comprometida em abrir caminhos ao projeto humanizador do Reino de Deus” (p. 11), de forma concreta e realista.

A grande insistência de toda a obra é que Jesus Cristo deve ser sempre e cada vez mais o centro – da comunidade, da teologia, da pastoral, da instituição eclesiástica, da vida de cada dia. Essa é sempre a grande chave do caminho de renovação da Igreja, ainda mais urgente hoje.

Na docilidade ao Espírito Santo, abertos às suas inspirações, poderemos propor rotas para nossa vida pessoal e comunitária, na fidelidade ao Evangelho de Jesus e às suas opções mais profundas, bem como ao seu jeito de pensar, sentir e agir. Assim, nossa vida cristã pode se tornar verdadeiro evangelho vivo, que ilumina e fecunda as realidades todas da vida, com o cheiro, o sabor, a cor do Mestre Jesus.

Tais pistas concretas são apresentadas em oito capítulos, que apresentam uma proposta gradual de compreensão e comprometimento. Cada um dos nossos próximos textos trabalhará a temática específica de cada capítulo.

Claro, a leitura é sempre subjetiva; por isso, o que escrevo representa o meu olhar e interpretação sobre o texto. Se você quiser e puder, se aventure você mesmo pela obra!

Deixo aqui a referência: PAGOLA, José Antônio. Recuperar o projeto de Jesus. Tradução de Oscar Ruben Lopez Maldonado. Petrópolis: Vozes, 2019.

Boa leitura! Boa aventura!


Comentários

  1. excelente reflexão. Acredito muito em tudo o que disse. Mas essa parte me identifico demais: "Assim, nossa vida cristã pode se tornar verdadeiro evangelho vivo, que ilumina e fecunda as realidades todas da vida, com o cheiro, o sabor, a cor do Mestre Jesus". Obrigado, padre João Custódio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe teu pensamento conosco!