O amor no matrimônio – Amoris Laetitia VI

 

Esse é o título do capítulo IV (n. 89-164) da exortação Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que se dedica a realizar uma bonita reflexão sobre o significado do amor na vida do casal cristão, de forma bastante prática e concreta.

A partir da inspiração de 1Cor 13,4-7, o Papa descreve “algumas características do amor verdadeiro” (AL 90), manifestadas no cotidiano da vida da família. A paciência é a primeira característica, que conduz à aceitação do outro como ele é, num sentido de mútua misericórdia e verdadeira atitude de serviço, empregada em gestos concretos de amor e de bondade. É necessário curar a inveja para uma verdadeira apreciação sincera do outro, com seu próprio sonho de felicidade, sem ser arrogante nem se orgulhar, mas com um olhar de amabilidade, sem possessividade. Ao contrário, é com desprendimento, rejeitando todo tipo de violência interior, que se pode conduzir a relação a uma constante dinâmica de perdão e reconciliação, que torna a pessoa capaz de alegrar-se com os outros, sem fingimento.

Por isso, é necessário redescobrir o amor que tudo desculpa, apesar de fraquezas e erros; que confia, com sincera liberdade; que espera, em um caminho de busca de maturidade; que tudo suporta ante qualquer hostilidade que se apresente. Dessa forma, podemos afirmar, com Francisco, que, concretamente, “o ideal cristão, precisamente na família, é amor que, apesar de tudo, não desiste” (AL 119).

Vivendo nesse horizonte de amor, cada casal cristão é convidado a crescer na caridade conjugal, a partir da graça sacramental do matrimônio e à luz do mistério de amor da Trindade – comunhão e unidade, em um caminho progressivo e integrador. A aliança conjugal se expressa nessa construção mútua em comunhão, na fidelidade a um projeto de amor que dure para sempre, que gera uma união cada vez mais intensa, numa dinâmica profunda de amizade sincera, capaz de promover alegria verdadeira. E aqui, penso, o Papa apresenta uma bela definição de alegria, ancorado em Santo Tomás: “dilatação da amplitude do coração” (AL 126), ou seja, a capacidade de ampliar cada vez mais o horizonte do amor como centro de unidade da vida em todas as suas dimensões.

Assim, a caridade e a alegria conduzem ao encontro com a beleza, com a ternura. Isso transforma a pessoa por dentro, definitivamente, e leva a uma postura diferente diante da vida e dos outros: “O amor abre os olhos e permite ver melhor, além de tudo, quanto vale um ser humano” (AL 128). Eis o sentido fecundo do amor, que se aprofunda e renova até mesmo nas situações de sofrimento e de dor.

Visto assim, só é possível, verdadeiro e fecundo um matrimônio quando homem e mulher decidem unicamente casar-se por amor. Nada seria capaz de justificar uma união nesse nível de intensidade e reciprocidade senão o amor. Assim se torna possível “transformar dois caminhos em um só” (AL 132), tornar-se “uma só carne” (Gn 2,24). Esse amor assim radicado conduz a um movimento de crescimento e amadurecimento constantes a partir do diálogo e da sincera valorização do outro.

O amor conjugal, nessa visão, é capaz de integrar as pessoas num processo que visa a maturidade, num caminho pedagógico, auxiliado pela graça, de todas as dimensões da vida, com suas luzes e sombras: paixões, emoções, sexualidade, limites, renúncias, consciência. É claro que tudo muda durante esse caminho, por isso é necessário manter “viva dia a dia a decisão de amar, de se pertencer, de partilhar a vida inteira e continuar a amar-se e perdoar-se... o amor celebra cada passo, cada etapa nova” (AL 163) e, assim, se reinventa a cada dia.

Comentários

  1. A cada palavra que leio, percebo a quanto hoje algumas pessoas estão se distanciando do amor verdadeiro. Se relacionam por relacionar. E o quanto a falta de amor distância os casais.
    E quando há amor, as coisas são vividas da forma que foi bem escrito acima.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhosa leitura! Obrigada, padre João.

    ResponderExcluir
  3. Olá, único maior que Bento XVI, tudo bem? Estou com quase 6 meses de casado. Lembro sempre da sua homilia no dia do meu casamento. Alessandra e eu estamos tentando seguir esse horizonte de amor cristão. Obrigado pelo texto. Sabedoria com você é mato. Abraços e sua benção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe teu pensamento conosco!